quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Auto-Estima

Palestra sobre auto-estima realizada no dia 30/08 na reunião dos Coordenadores do Ciclo 1

Considera-se que a auto-estima é um dos principais constructos da personalidade humana. Diferente de Autoconceito, que se refere à noção ou ideia que se faz de si e de Auto-Imagem que diz respeito à como a própria pessoa se vê. Ela vai sendo construída ao longo do desenvolvimento humano.

A Auto-estima surge nos primeiros anos de vida, e desenvolve-se através de experiências de interação com o mundo que nos rodeia

Ter uma auto-estima elevada é sentir-se confiantemente adequado à vida, isto é, competente e merecedor. Ter uma auto-estima baixa é sentir-se inadequado à vida, errado, não sobre este ou aquele assunto, mas ERRADO COMO PESSOA. Ter uma auto-estima média é flutuar entre sentir-se adequado ou inadequado, certo ou errado como pessoa e manifestar essa inconsistência no comportamento – às vezes agindo com sabedoria, às vezes como tolo – reforçando, portanto, a incerteza.


“Quando vivemos em sintonia com o melhor que há em nós, provavelmente extrairemos o melhor dos outros.” 

Em forma de conclusão podemos afirmar que AUTOCONCEITO é quem e o que consciente e inconscientemente achamos que somos – nossas características físicas e psicológicas, nossos pontos positivos e negativos e, acima de tudo, nossa auto-estima. A auto-estima é o componente AVALIADOR do autoconceito.

Nosso autoconceito determina nosso destino, isto é, a visão mais profunda de nós mesmos influencia todas as nossas escolhas significativas e todas as nossas decisões e, portanto, determina o tipo de vida que criamos para nós.



Os seis pilares da AUTO - ESTIMA são:

1. Viver conscientemente
2. Auto-aceitação
3. Auto-responsabilidade
4. Auto - afirmação
5. Intencionalidade
6. Integridade pessoal







2 comentários: