terça-feira, 6 de setembro de 2011

Fome de Vida

Fique por dentro do que aconteceu no nosso segundo encontro do grupo de Ansiedade e Alimentação

TRANSTORNO DO COMER COMPULSIVO


Síndrome caracterizada por episódios de ingestão exagerada e compulsiva de alimentos, porém, essas pessoas não tentam evitar ganho de peso com os métodos compensatórios.

ATINGE:

· 2% da população em geral;

· mulheres entre 20 e 30 anos de idade;

SINTOMAS:

· uma sensação de falta de controle sobre o ato de comer,

· sentimentos de culpa e de vergonha.

CAUSAS

· Depressão (pode ser causa ou efeito);

· Raiva, tristeza, ansiedade;

· Regimes restritivos podem piorar o transtorno.

CONSEQUÊNCIAS
  1. Obesidade
  2. Infarto
  3. Pressão alta
  4. Aumento do colesterol
  5. Diabete
  6. Complicações cardíacas
  7. Problemas osteomusculares e articulares
  8. Transtornos Alimentares: Anorexia e Bulimia

Desde o útero materno nossa relação com a comida vai sendo margeada pela vivência emocional de nossas mães. Depois que nascemos a relação entre comida e afeto tende a ser ampliada e solidificada. Invariavelmente, um dos primeiros recursos utilizados pelos adultos para aplacar o choro de um bebê é o alimento.

Comer ↔ Afetividade

A comida e a bebida sempre estão interligadas a momentos de afetividade.

• quando visitamos alguém;

• quando brincamos,

• quando trabalhamos,

• nas datas festivas,

• para comemorar nascimentos,

• quando saímos com os amigos,

• quando namoramos.


IMPORTANTE:


TER AUTO – CONSCIÊNCIA DAS EMOÇÕES EM NOSSA RELAÇÃO COM A ALIMENTAÇÃO.

Sinais da compulsão alimentar

Quem sofre do transtorno de compulsão alimentar consome grandes quantidades de comida de uma só vez ou come constantemente durante um determinado período por exemplo, durante uma festa de aniversário. Os sinais são:

● Ingerir uma quantidade excessiva de comida, mesmo quando não tem fome;

● Comer até se sentir desconfortavelmente;

● Esconder hábitos alimentares devido a vergonha;

● Esconder embalagens vazias ou caixas de alimentos;

● Comer constantemente enquanto houver comida disponível;

● Comer quando está sob pressão ou se sente psicologicamente diminuído/a;

● Expressar descontentamento com a aparência, peso ou auto-estima.



Dietas da moda realmente funcionam?
Mitos e Verdades


Cuidados devem ser tomados com dietas da moda, a mídia tem grande influência sobre nossas escolhas, porem quanto tempo você consegue ficar sem aquele pãozinho do café da manhã? Sem o sorvete no verão? Por isso fique atento!

Abaixo algumas dietas da moda que influenciam no funcionamento do organismo:

Dieta da Proteína: Esta restringe o consumo de carboidrato, o organismo pode ficar apenas 4 dias sem carboidrato sem prejuízo de determinadas funções no organismo.

Dieta dos Pontos: Esta é feita contagem dos pontos dos alimentos, porem as pessoas deixam de comer uma refeição saúdavel para comer um chocolate, um bolo, não ingerindo os alimentos necessários para o bom funcionamento do organismo. Alem de gerar ansiedade e estresse com a contagem dos pontos.

Mediterrânea: Embora saúdavel , alguns alimentos são bem calóricos, o que significa que suas intenções podem ir por “água abaixo”.

Ração Humana: Uma mistura composta de, pelo menos, dez ingredientes, todos em pó e naturais. A ração promete, mas não supre as necessidades do organismo de ninguém. Os elementos contidos na mistura da ração são naturalmente ricos em gorduras de boa qualidade, vitaminas, minerais e fibras. Ela ajuda sim no quesito saúde. Mas isso só ocorre quando utilizados sob orientação. "Qualquer coisa ingerida todos os dias sobrecarrega o organismo de alguma substância“

Ex: Alteração intestinal, devido alto teor de fibras, o uso desta ração se faz necessário o consumo adequado de água,caso contrário terá prisão de ventre. O Levedo de Cerveja é um fungo, consumido em excesso gera uma Sindrome fungica, levando ao aparecimento de CANDÍDIASE VAGINAL e outras desordens metabolicas como Hipertireoidismo.

O principal truque da grande maioria é eliminar por um tempo o consumo de certos alimentos. Entretanto atitudes extremas levam ao efeito “SANFONA”.

Por isso é preciso entender que elas são como atalhos que funcionam por um tempo curto, depois é que começa o verdadeiro desafio.

Para emagrecer alem de consumir quantidades adequadas, é preciso reunir quantidade variadas de nutrientes no prato. Por isso o correto a fazer é a REEDUCAÇÃO ALIMENTAR E PRÁTICAS REGULAR DE ATIVIDADE FÍSICA.



O Próximo Encontro será 08/09 (quinta-feira)
Venha Participar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário