segunda-feira, 31 de outubro de 2011


Campanha VOZ 2011

Sua voz é única! Ela está intimamente ligada a sua personalidade e expressa sentimentos, desejos e emoções. Além disso, ela é utilizada como instrumento de trabalho por muitas pessoas.


Você se considera um profissional da voz?


Professores, inspetores de alunos, atores e cantores são exemplos de profissionais da voz, pois necessitam dela para exercer adequadamente a sua função.


Os profissionais da educação, em diversas situações, são expostos a condições desfavoráveis para a saúde vocal como salas ruidosas, poeira de giz e acústica inadequada, além de utilizarem a voz por longos períodos e em forte intensidade.


O professor faz parte de uma das categorias com maior incidência de disfonias (alterações vocais). Cansaço vocal, desconforto e esforço para falar, garganta seca, dificuldade para projetar a voz e rouquidão são alguns dos sintomas mais frequentes.


As disfonias podem afetar a vida pessoal, social e profissional. Por isso, principalmente para quem trabalha com a voz, é importante um trabalho de promoção da saúde e prevenção das alterações vocais.


 Cuide da sua voz e viva melhor!





Uma voz saudável é importante para a saúde e qualidade de vida do ser humano e um recurso relevante nas suas relações interpessoais. Para os profissionais da educação (principalmente professores e agentes de organização escolar), a voz também é um instrumento de trabalho, o que os torna mais propensos a alterações vocais.


As alterações vocais repercutem negativamente na qualidade de vida das pessoas, tanto no âmbito pessoal como profissional. Dessa forma, é indispensável cuidar do nosso instrumento de comunicação: a voz.


Esta primeira campanha de voz do Programa tem como principal objetivo sensibilizar o servidor para a conscientização da sua voz e de como ela traz implicações na sua comunicação e na sua saúde. Visa também construir com o servidor hábitos vocais adequados e proporcionar o conhecimento de recursos que sirvam como apoio para uma produção vocal mais saudável. Para atingir tais objetivos, serão realizadas ações educativas no prédio da Diretoria de Ensino e em Escolas Polos que serão definidas por cada equipe multiprofissional.




Período: 24 de outubro até 8 de novembro
Locais: Diretorias de Ensino e Escolas Polos.
Público Alvo: Professores, Professores Coordenadores e Agentes de Organização Escolar.


Mais informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário