segunda-feira, 31 de outubro de 2011


Campanha VOZ 2011

Sua voz é única! Ela está intimamente ligada a sua personalidade e expressa sentimentos, desejos e emoções. Além disso, ela é utilizada como instrumento de trabalho por muitas pessoas.


Você se considera um profissional da voz?


Professores, inspetores de alunos, atores e cantores são exemplos de profissionais da voz, pois necessitam dela para exercer adequadamente a sua função.


Os profissionais da educação, em diversas situações, são expostos a condições desfavoráveis para a saúde vocal como salas ruidosas, poeira de giz e acústica inadequada, além de utilizarem a voz por longos períodos e em forte intensidade.


O professor faz parte de uma das categorias com maior incidência de disfonias (alterações vocais). Cansaço vocal, desconforto e esforço para falar, garganta seca, dificuldade para projetar a voz e rouquidão são alguns dos sintomas mais frequentes.


As disfonias podem afetar a vida pessoal, social e profissional. Por isso, principalmente para quem trabalha com a voz, é importante um trabalho de promoção da saúde e prevenção das alterações vocais.


 Cuide da sua voz e viva melhor!





Uma voz saudável é importante para a saúde e qualidade de vida do ser humano e um recurso relevante nas suas relações interpessoais. Para os profissionais da educação (principalmente professores e agentes de organização escolar), a voz também é um instrumento de trabalho, o que os torna mais propensos a alterações vocais.


As alterações vocais repercutem negativamente na qualidade de vida das pessoas, tanto no âmbito pessoal como profissional. Dessa forma, é indispensável cuidar do nosso instrumento de comunicação: a voz.


Esta primeira campanha de voz do Programa tem como principal objetivo sensibilizar o servidor para a conscientização da sua voz e de como ela traz implicações na sua comunicação e na sua saúde. Visa também construir com o servidor hábitos vocais adequados e proporcionar o conhecimento de recursos que sirvam como apoio para uma produção vocal mais saudável. Para atingir tais objetivos, serão realizadas ações educativas no prédio da Diretoria de Ensino e em Escolas Polos que serão definidas por cada equipe multiprofissional.




Período: 24 de outubro até 8 de novembro
Locais: Diretorias de Ensino e Escolas Polos.
Público Alvo: Professores, Professores Coordenadores e Agentes de Organização Escolar.


Mais informações

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

10 de Outubro - Dia Mundial da Saúde Mental

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), “droga” é qualquer substância que, não sendo produzida pelo organismo, tem a capacidade de modificar o funcionamento desse organismo. (Taub; Andreoli, 2004)

O abuso e dependência de substâncias é um problema de saúde pública que afeta muitas pessoas e tem uma grande variedade de conseqüências sociais e na saúde dos indivíduos. As drogas causam graves distúrbios físicos e psíquicos aos seus usuários, daí a importância de conhecer a causa, ou seja, o que leva determinadas pessoas a recorrerem a substâncias químicas, bem como, conhecer os efeitos e a atuação destas no organismo para assim pensar em prevenção.

 Pesquisas científicas recentes têm demonstrado que as drogas não somente interferem no funcionamento cerebral normal, criando sensações de prazer, mas também tem efeitos a longo prazo no metabolismo e atividade cerebral, e num determinado momento, as mudanças que ocorrem no cérebro podem transformar o abuso em dependência.


Na próxima Segunda-Feira (10/10/2011) Teremos uma Palestra com o tema :
ABUSO DE SUBSTÂNCIAS E SAÚDE MENTAL:  QUAL SUA RELAÇÃO?

Horário: 10h:00 às 10h:40
Local: Sala de Reunião D.E.R.

PARTICIPE

terça-feira, 4 de outubro de 2011




Agradecemos a Mãe terra e a Vitao pelo apoio dado a Comemoração do dia Mundial da alimentação.


Equipe SP EDUCAÇÃO COM SAÚDE - COM Leste 2